Setor de turismo da Bahia tem o segundo maior crescimento do país

O volume das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia avançou tanto em relação a maio (0,6%), na série com ajuste sazonal, quanto frente a junho de 2018 (6,9%). Ambos os resultados foram melhores que a média nacional. Na comparação com maio, as atividades turísticas tiveram variação negativa (-0,2%) no país como um todo. Na comparação com junho do ano passado, o avanço foi de 2,6%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje pelo IBGE.

Frente ao mesmo mês de 2018, o resultado da Bahia foi o segundo melhor do país, abaixo apenas do Ceará (10,9%). Apesar do efeito da baixa base de comparação, foi também o melhor junho para as atividades ligadas ao turismo no estado desde 2014 (quando havia sido registrada uma alta de 9,5%).

Com os resultados de junho, as atividades de serviço ligadas ao turismo na Bahia fecharam o primeiro semestre em alta de 1,6% e crescem 1,8% no acumulado em 12 meses.

Embora positivos, ambos os resultados estão abaixo da média nacional (3,1% e 3,5%, respectivamente) e ficam aquém também dos desempenhos dos outros estados do Nordeste onde o setor de turismo é investigado separadamente: Ceará (9,9% e 10,0%) e Pernambuco (3,0% e 3,8%).