Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Neste sábado, 12 de maio, teremos o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Neste dia, as equipes das secretarias municipais de saúde dos 417 municípios da Bahia trabalharão para que a população, que não pode comparecer a um posto de vacinação nos dias úteis, possa ser imunizada contra a gripe. Os postos municipais de saúde funcionarão e, além deles, a população poderá contar com postos móveis, instalados em locais estratégicos como shoppings, supermercados, etc.

A campanha nacional de imunização foi iniciada no dia 23 de abril e termina no dia 1o de junho. A meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é de vacinar 90% do público alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

No ano passado, dos 27 estados brasileiros, apenas dez alcançaram a meta pactuada de vacinar 90% da população alvo. Na Bahia, foram vacinadas 2,6 milhões de pessoas, o que representou 84,60% da cobertura vacinal, considerando a estimativa populacional de 3 milhões de pessoas. Dos 417 municípios, apenas 172 alcançaram a meta de vacinar 90%. Este ano, a equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica espera que a população compareça mais aos postos para que se possa alcançar melhores resultados. Até o momento, 721.966 doses foram aplicadas no Estado.

Ascom Sesab