Deputado Federal Rodrigo Maia (DEM-RJ)

O deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito na noite desta sexta-feira (1º) presidente da Câmara dos Deputados no primeiro turno. Em vitória contundente, o democrata recebeu 334 votos. Mesmo antes de ir às urnas, Rodrigo Maia foi o mais aplaudido entre os candidatos que discursaram. Ele foi interrompido cinco vezes pelas palmas dos colegas. Em sua fala, o deputado se colocou em defesa de reformas econômicas, alinhando mais uma vez à pauta do ministro da Economia, Paulo Guedes. 

Ao longo de 2018, Maia conjugou o apoio de deputados do PSL , integrantes de uma bancada inexperiente e ainda sem trato político, com partidos de esquerda, como PDT e PCdoB. Entre os dois polos, conseguiu ainda reunir mais 13 partidos de centro.

Os demais candidatos não conseguiram chegar nem perto da votação de Maia. Às 21h26, o placar da Câmara dos Deputados marcava 66 votos para Fábio Ramalho (MDB-MG), 23 para Marcel van Hattem (Novo-RS), 50 para Marcelo Freixo (PSOL-RJ), 30 para João Henrique Caldas (PSB-AL) , 4 para Ricardo Barros (PP-PR) e 2 para Sargento Peternelli (PSL-SP). Com informações do jornal O Globo